TECHANSEN

TECHansen é uma ação da Aliança contra a Hanseníase (AAL, na sigla em inglês – Alliance Against Leprosy) e tem o objetivo de oferecer qualidade de vida para pessoas que têm deficiências físicas causadas pela hanseníase.

Idealizada pela Terapeuta Ocupacional Dra. Susilene Nardi, que também é embaixadora da ação, a TECHansen tem abrangência nacional e está em fase piloto, com um estoque inicial de 600 itens. Os primeiros estados que irão receber as doações são Paraná e São Paulo. Também incentivamos que profissionais de outras regiões do país preencham o formulário para que possamos registrar a demanda reprimida. O objetivo é que, em breve, novas regiões do país sejam atendidas.

A ação foi viabilizada graças à doação da artista plástica francesa Flo de Bretagne, conhecida por suas pinturas coloridas, inspiradas na beleza da natureza e dos animais. Além da doação, a artista também disponibilizou a imagem de uma de suas artes para ser utilizada na ação, que é caracterizada por uma flor denominada Harmonia, simbolizando a atenção integral ao paciente acometido pela Hanseníase.

Dra. Susilene Nardi / Terapeuta Ocupacional – Embaixadora da Ação TECHansen

Qual o objetivo da ação TECHansen?

Doar materiais, equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva para pacientes que apresentam deficiências físicas ou alterações ocasionadas pela hanseníase nos olhos, nariz, mãos e pés.

Dra. Laila de Laguiche / Dermatologista – Presidente da AAL

Materiais/dispositivos disponíveis para doação:

Clique em cada um dos itens abaixo para mais detalhes sobre o material:

Abdutor de polegar
Abdutor de polegar

Dispositivo que posiciona o polegar em abdução e oponência, facilitando a preensão e aumentando a amplitude de movimento.

Para saber o tamanho adequado, meça a circunferência da mão sem considerar o polegar (veja na imagem abaixo o local na mão que deve ser medido):

Modelo Tamanho
P de 13 cm a 16 cm
M de 17 cm a 20 cm
G de 21 cm a 26 cm

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência da força do músculo abdutor curto por lesão do nervo mediano ou sequela de “mão” reacional. Objetiva melhorar a preensão, haja vista que o polegar colabora com 50% das preensões da mão.

Adaptador universal
Adaptador universal

Adaptador universal multiuso (para barbeador, talheres, canetas, escova de dente, escova de cabelo, pente, entre outros).

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Apoio suropodálico AFO para pé caído
Apoio suropodálico AFO para pé caído

Órtese suropodálica para pé caido: Indicada em sequelas neurológicas, em especial na paralisia do músculo tibial anterior (pé caído).

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência da força do músculo Tibial anterior, um dos principais músculos que realiza a dorsiflexão dos pés.

A órtese será usada dentro do calçado e por ser flexível pode ser usada durante a marcha. Apesar de não ser seu principal propósito, a órtese pode, em caso de necessidade, ser usada para imobilização do membro inferior, nas neurites do nervo tibial posterior.
Para solicitar o tamanho correto, utilize a tabela de medidas abaixo:

Tamanho (direito ou esquerdo) Altura
35-37 29cm
37-39 31cm
39-41 34cm
41-44 39cm
Colher de poliamida para alta temperatura
7

Colher de poliamida: A colher suporta altas temperaturas e evita queimaduras em especial ao manipular alimentos na panela com fogo aceso.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de sensibilidade na(s) palma(s) da(s) mão (s) e precisa de proteção quando estiver lidando com altas temperaturas.

Colírio lubrificante
19

Colírio Adaptis: serve para hidratar a córnea.

Hanseníase indicação: para quem faz uso da medicação (poliquimioterapia); tem lagoftalmo; ressecamento de córnea; triquíase; opacidade corneana; diminuição da sensibilidade da córnea; sensação de ardor, coceira e irritação.

Copo de café descartável
16

Copo de café descartável: para hidratação da mucosa nasal

Hanseníase indicação: para quem apresenta ressecamento mucosa nasal, crostas aderidas, perfuração ou desabamento de septo e ou abas nasais e necessita diariamente realizar a hidratação nasal com água.

Engrossador multiuso
11

Engrossador multiuso: Possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam aumentar a espessura de objetos como lápis, caneta e escova de dente.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição de força muscular, em especial dos lumbricais e interósseos, e precisa aumentar a espessura de alguns objetos para facilitar a preensão.

Esponja de silicone multiuso
12

Esponja de silicone multiuso (para banho ou cozinha)

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar o sabonete/sabão e a bucha ao mesmo tempo.

Fixador em tiras
14

Fixador em tiras para barbeador, talheres, pincéis, canetas, escova de dente, escova de cabelo, pente, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Tabela de medidas:

Cor/Modelo Tamanho Peso
Amarelo 15cm x 2cm 5g
Vermelho 20cm x 2cm 6g
Gelo 25cm x 2cm 10g
Azul 20cm x 3cm 13g
Verde 25cm x 3cm 15g
Preto menor 12,5cm x 2cm 12g
Preto maior 15,5cm x 2cm 13g
Fixadores em alça dupla e alça simples

Alça simples

13

Fixador em alça simples: possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam segurar objetos robustos como copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Alça dupla

18

Fixador em alça dupla: possibilita que pessoas com dificuldade de preensão bilateral possam segurar objetos robustos como copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Fixadores em alça dupla e alça simples

Hastes flexíveis (cotonete)
3

Hastes flexíveis: para auxiliar na lubrificação da mucosa nasal.

Hanseníase indicação: para quem apresenta ressecamento da mucosa nasal e outras complicações e necessita inserir óleo mineral ou hidratante específico no interior da narina.

Luva térmica de silicone
15

Luva térmica em silicone: a luva suporta altas temperaturas e evita queimaduras no fogo, churrasqueira, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de sensibilidade na(s) palma(s) da(s) mão (s) e precisa de proteção quando lidar com altas temperaturas.

Óculos de sol
4

Óculos de sol diurno: para proteção da córnea.

Hanseníase indicação: para quem tem lagoftalmo, ressecamento de córnea, diminuição da sensibilidade da córnea entre outras complicações oculares.

Órtese de posicionamento lumbrical
6

Órtese de posicionamento lumbrical: esta órtese posiciona a metacarpofalangeana em flexão (30ᵒ-50ᵒ) para que o paciente consiga realizar a preensão dos objetos de forma funcional.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de força muscular de interósseos e lumbricais e apresenta (ou não) garra móvel. Facilita a preensão de objetos e posiciona a mão de maneira funcional, evitando que o paciente use a ponta dos dedos e a cabeça dos metacarpianos na preensão dos objetos.

Para saber o tamanho adequado, utilize a lista abaixo (considerar as mesmas medidas da órtese para as mãos esquerda/direita):

Modelo Tamanho
como-medir-corretamente
PP 16 cm
P 16,5cm
M 18cm
G 19,5cm
Pinça de sobrancelha
9

Pinça de sobrancelha: para extração de pelos

Hanseníase indicação: para quem tem triquíase (cílios virados para dentro do olhos);

Protetor ocular noturno
17

Protetor ocular noturno: serve para proteger a córnea.

Hanseníase indicação: para quem tem lagoftalmo (dificuldade ou incapacidade de ocluir a pálpebra);

Soro fisiológico em gel
20

Soro fisiológico em gel: para hidratação da mucosa nasal

Hanseníase indicação: para quem apresenta ressecamento da mucosa nasal, crostas aderidas, perfuração ou desabamento de septo e/ou abas nasais.

Tipoia
10

Tipoia: para imobilização de membro superior (direito ou esquerdo)

Hanseníase indicação: para quem apresenta inflamação de nervos – neurite (ulnar, mediano e radial) e necessita permanecer em repouso até que a inflamação ceda associando ao uso de medicamento específico para tal.

O profissional deve ficar atento e indicar o uso de tipoia quando, ao monitorar a lesão neural por meio da avaliação neurológica simplificada, identificar espessamento neural, dor e/ou a diminuição ou perda da sensibilidade de um mês para outro, ou de uma avaliação para outra.

Como solicitar os materiais/dispositivos?

Para solicitar os materiais e dispositivos disponibilizados pela AAL, é necessário que o profissional de saúde (terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro e/ou médico) que acompanha o paciente em reabilitação com hanseníase e que esteja alocado, preferencialmente, em um serviço público de referência e/ou de reabilitação, preencha o formulário com informações básicas sobre o serviço e sobre o diagnóstico e o acompanhamento do paciente que irá receber o material. No final, deve assinar um termo de consentimento. Neste formulário poderão ser indicados os materiais necessários para até três pacientes.

Após a análise das informações pela AAL, o material será separado e enviado sem custos no endereço indicado no cadastro, de acordo com a disponibilidade dos itens em nossos estoques.

Quero ser um doador do TECHansen, como faço?

A AAL tem a intenção de incluir a TECHansen como uma ação permanente e expandir para outras regiões do país. Para isso, será necessário a doação de mais itens. Os interessados em realizar doações de itens podem enviar para o seguinte endereço:

Aliança contra Hanseníase – A/C Dra. Susilene Nardi
Rua Pascoal Bevilacqua, 3.860
Jardim Alto Rio Preto
São José do Rio Preto – SP
CEP: 15020-280.

Doações em dinheiro podem ser realizadas diretamente no link https://doe.allianceagainstleprosy.org/

Mais informações, pelo e-mail [email protected].

Parceiros e Apoiadores

Conheça a rede de pessoas, empresas e instituições que caminham ao nosso lado na ação TECHansen.

DOE|DONATE
Português