Blog

Ordem de Malta se une à AAL e anuncia parceria inédita no Brasil

Diretor da CIOMAL Hervé Arot e Dra. Laila de Laguiche, da AAL.

A Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase (CIOMAL, na sigla em francês) firmou parceria com o Instituto Aliança Contra Hanseníase (AAL, na sigla em inglês) para atuar em território brasileiro, especialmente no Mato Grosso, categorizado como estado hiperendêmico para doença. Essa é a primeira vez que a instituição de reconhecimento internacional e trajetória de mais de seis décadas de atuação no combate à hanseníase desenvolve atividades por meio de ONGs brasileiras.

A união entre AAL e Ordem de Malta inclui apoio institucional e financeiro, na escala de US$ 70 mil, que serão aplicados em projeto que a Aliança Contra a Hanseníase já desenvolve no Mato Grosso. O projeto de cooperação técnica tem o aval da Secretaria de Estado de Saúde e visa capacitar as equipes da região e apoiar os profissionais locais do aprimoramento ofertado pela saúde pública. Com investimento na especialização de enfermeiros, médicos e terapeutas ocupacionais, a iniciativa pretende antecipar o diagnóstico de hanseníase e estabelecer um protocolo de atendimento mais eficiente para pacientes em tratamento. “A expertise que a CIOMAL detém ao redor do mundo, com vasta experiência na doença, nos permite unir forças para atacar o problema da negligência em uma região sensível, no segundo país do mundo com maior número de casos”, destaca Dra. Laila de Laguiche, presidente da AAL. “Estamos muito contentes com essa colaboração voltada à formação e transferência de conhecimento. Essas parcerias são essenciais para o avanço no controle da doença”, afirmou o presidente da CIOMAL, Thierry Zen Ruffinen.

Por meio de recursos estatais – como a disponibilização de um caminhão que servirá como sapataria ortopédica digital e itinerante – os pacientes de hanseníase de regiões de difícil acesso do Mato Grosso poderão ser assistidos com mais qualidade. Já os médicos da região serão conectados pela AAL a especialistas na doença, que serão preparados para oferecer teleconsultas.

A parceria será oficialmente comunicada pela presidente e fundadora da AAL em webinar organizado pelas autoridades de saúde do Mato Grosso nesta terça-feira (26), Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase. O evento pode ser acompanhado pela transmissão online.

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email