O ano de 2022 foi sinônimo de expansão para o Instituto Aliança contra Hanseníase. Nos últimos 12 meses, compartilhamos nosso propósito com mais pessoas por meio de projetos, visibilidade na imprensa e participação em eventos nacionais e internacionais.
Logo no início do ano, nosso diretor executivo, Dr. Francisco Bezerra de Almeida, concedeu uma entrevista à TV Cultura falando sobre a campanha Janeiro Roxo e os desafios para o diagnóstico precoce da hanseníase.
Em março, celebramos a chegada do programa TECHansen à região da Amazônia, uma grande conquista tendo em vista, sobretudo, o número de casos de infecção no Norte do país. Três dos cinco estados com maior incidência estão na região: Tocantins, Rondônia e Pará, de acordo com o Ministério da Saúde. Três meses depois, o TECHansen recebeu menção honrosa no Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase do Governo Federal e terá um documentário produzido pelo Ministério da Saúde.
Devemos destacar, ainda, o avanço do projeto de sapatarias especializadas em municípios de Mato Grosso, no Centro-Oeste. O foco é a implantação de sapatarias focadas no atendimento de pessoas impossibilitadas de utilizar calçados comuns devido às sequelas provocadas pela hanseníase.
2022 também foi ano de renovação, com a chegada de Reinaldo Bechler, especialista em história da hanseníase, como novo gestor de projetos da AAL. Suas atividades começarão em janeiro de 2023.
Outro ponto forte de 2022 foi a participação ativa da AAL nos principais eventos das área de dermatologia e hansenologia. Nossa equipe esteve presente no Congresso Europeu de Dermatologia, que aconteceu na cidade de Milão, na Itália, apresentou um e-pôster e teve um estande.
Teve presença garantida também no 21º Congresso Internacional de Hanseníase, evento global realizado na Índia que, nesta edição, teve sua primeira sessão lusófona. Com incentivo e patrocínio da CIOMAL, a AAL fez várias contribuições, inclusive a apresentação inédita de calçados digitais para pessoas acometidas pela hanseníase na categoria SHORT VIDEOS. Neste mês de dezembro, participamos e patrocinamos, junto à CIOMAL, a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Hansenologia.
Como resultado desse trabalho intenso, fomos destaque em mais de 140 reportagens em veículos de comunicação como Observatório do Terceiro Setor, Rádio CBN e Portal Medicina e Saúde. Em nosso site, ultrapassamos a marca de 15 mil acessos.
Não chegaríamos até aqui sem o apoio de parceiros e patrocinadores que acreditam no propósito de erradicar a hanseníase no Brasil e oferecer qualidade de vida às pessoas que sofrem com as sequelas deixadas pela doença. Sempre temos muito a construir, mas estamos certos de que avançamos mais em 2022.
A equipe do Instituto Aliança contra Hanseníase deseja a todos um Natal de luz e um 2023 de paz, prosperidade e esperança.