Blog

Hospital de Piraquara e comunidade de hansenianos recebem doações de máscaras

Com apoio do projeto Máscaras Solidárias Curitiba, Instituto Aliança Contra Hanseníase distribui 50 itens de prevenção ao novo coronavírus

Pessoas em tratamento de hanseníase estão entre as mais vulneráveis a complicações da COVID-19. Para reforçar a prevenção dessas pessoas, o Instituto Aliança Contra a Hanseníase distribuiu em Piraquara, na Região Metropolitana, 50 máscaras de tecido reutilizável confeccionadas e doadas pelo projeto Máscaras Solidárias Curitiba. Os itens foram entregues pessoalmente pela presidente da AAL, Dra. Laila de Laguiche, e pela voluntária e ex-paciente Francisca Barros Da Silva, a Dide. A doação foi destinada ao Centro de Tratamento Hospital de Dermatologia Sanitária de Piraquara (Antigo Hospital São Roque) e ao Centro de Reabilitação Germano Traple, também nesta cidade. 

É comum que antigos centros de tratamento da doença e ex-colônias reúnam pessoas nesta condição. É o caso do município de Piraquara, onde Dide reside. As máscaras beneficiaram uma pequena comunidade de ex-pacientes de hanseníase no entorno do hospital, além de pessoas em tratamento na instituição e profissionais de saúde. 

A médica hansenologista e fundadora da Instituto AAL destacou a importância de proteger a comunidade de pacientes com hanseníase, classificada como doença negligenciada. Em um contexto de pandemia, no qual as demandas sociais se acentuaram, o alerta deve ser redobrado. “A imunidade deles é frequentemente enfraquecida por conta dos medicamentos, por isso são enquadrados no grupo dos mais suscetíveis para eventuais complicações da COVID-19. Muitos deles estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, pois sua condição de saúde impede as atividades laborativas”, comenta Laguiche.

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email