Blog

Fundadora da Aliança contra Hanseníase integra a Fórum Lusófono de Luta Contra Hanseníase – FOLLCH

FOLLCH

A dermatologista e hansenóloga Dra. Laila de Laguiche está levando para outros continentes sua experiência profissional, especialmente como fundadora e presidente da Aliança contra Hanseníase. Em Abril, ela ajudou a fundar o Fórum Lusófono de Luta Contra Hanseníase (FOLLCH), um grupo independente que visa a colaboração técnica entre os países de língua portuguesa no combate à hanseníase, onde foi convidada a assumir a coordenação técnica da FOLLCH. 

A iniciativa veio de Moçambique e Angola, ambos países do continente africano. “Nestes países a hanseníase é muito negligenciada e faltam profissionais Eles só têm apoio das instituições do Terceiro Setor. Apesar da alta incidência, o Brasil tem posição privilegiada tanto em relação à saúde pública quanto à sociedade científica”, afirma Laila de Laguiche. 

Primeiro evento do FOLLCH

Nos dias 5 e 6 de outubro, o FOLLCH realizou seu primeiro evento on-line, reunindo pessoas envolvidas com hanseníase nos países lusófonos. Participaram representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste, além de convidados da Holanda, da Itália e da ONU.

“Tenho defendido nos fóruns e em várias instâncias uma articulação entre os países que falam o português. Portanto, quero dar um parabéns muito especial às pessoas que se juntaram, se organizaram e criaram essa oportunidade para que todas e todos estejamos aqui juntos. Esse é o princípio de um processo que é fundamental para todos nós”, declarou Alice Cruz, relatora especial das Nações Unidas para Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afetadas pela Hanseníase.

A Aliança contra Hanseníase teve participação ativa, com apresentações de quatro integrantes: Dra. Laila de Laguiche, Dra. Profa. Susilene Nardi, Dr. Francisco Bezerra de Almeida Neto e Francisca Barros da Silva (Dide), que deu sua visão sobre o atendimento no Sistema Único de Saúde do Brasil. 

Assista aqui ao Fórum:

Dia 1:

Dia 2


FOLLCH no Congresso Internacional de Hanseníase

Durante o evento, Dra. Laila anunciou que o FOLLCH estará em uma sessão especial do Congresso Internacional de Hanseníase, que acontecerá entre 8 e 11 de novembro, na Índia. “É a primeira vez que teremos uma sessão lusófona durante o Congresso Mundial. Esse é o primeiro passo deste grupo de cooperação internacional”, comentou Dra. Laila.

A sessão acontecerá no dia 9 de novembro às 12h do horário de Brasília (18h30 da Índia e de Guiné Bissau;  14h de Portugal e Angola; 15h de Moçambique). A presidente da AAL é a presidente da mesa.

Os painelistas serão: Profa. Patricia Deps, Dr. Arie de Kruiiff, Prof. Marcos Virmond e Dr. Henk Eggens. Já os palestrantes serão:

  • Dr. Gerson Fernando (Brasil) – Estratégias Inovadoras para o enfrentamento da Hanseníase no Brasil
  • Dr. Francisco Guilengue (Moçambique) – Desenvolvimento das Capacidades para o Controle da Hanseníase em Moçambique.
  • Dra. Liesbeth Mieras (NHR) – Superar a experiência limitada e cada vez menor em Hanseníase.
  • Artur Custódio (MORHAN Brasil) – A trajetória e as conquistas da história do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase no Brasil.
  • Alice Cruz (ONU) – O direito ao mais alto padrão possível de saúde física e mental para as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares). 

O Congresso Internacional de Hanseníase é o mais importante evento global que reúne especialistas e os principais interessados ​​no campo da hanseníase. Dois trabalhos enviados por nossa equipe foram aprovados para apresentação: a Palestra “Leprosy: Assistive Technology Resources to Prevent, Minimize and Rehabilitate Physical Disabilities” e um Short Video sobre palmilhas e calçados confeccionados em impressão 3D para pessoas que têm ou tiveram hanseníase. Também estará na palestra de abertura de uma das sessões científicas, com o tema: “Filantropia com ciência:  Isso é possível?”.

Saiba mais em: www.ilc-india2022.com

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email