Fundadora da AAL recebe o Troféu Bacurau

tecnologia assistiva
Instituto expande ação e vai doar itens de tecnologia assistiva para pacientes acometidos pela hanseníase em todo o país
19 de outubro de 2021
consulta pública
Conitec abre consulta pública para incorporação do teste de hanseníase ao SUS
22 de novembro de 2021
fundadora da aal recebe troféu bacurau

A fundadora da Aliança contra Hanseníase, Dra. Laila de Laguiche, recebeu o Troféu Bacurau, entregue pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase às personalidades de expressão nacional que contribuíram nos últimos anos para a luta contra a hanseníase e a discriminação das pessoas atingidas pela doença.

“Com esse reconhecimento e com nosso empenho  e olhar, sempre com os mesmos objetivos, na luta contra a hanseníase no Brasil, é  que eu fico muito honrada em receber esse troféu, que não é só meu, mas de toda a nossa equipe. Muito obrigada”, afirmou Dra. Laila.

O Troféu Bacurau foi idealizado em homenagem a Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, idealizador do Morhan. O movimento foi criado em 1981, em Bauru (SP), onde ele intensificou as discussões sobre as condições de vida das pessoas atingidas pela doença.

Bacurau fundou o Morhan em Rio Branco e passou a viajar para fundar o movimento em outros estados e dar palestras sobre a luta contra o preconceito. Em 1990, recebeu o Prêmio Internacional de Associação Amigos de Raoul Follereau de Savana, na Itália.

Instituto Aliança contra Hanseníase

Com sede em Curitiba (PR) e projeção internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase – AAL, na sigla em inglês (Alliance Against Leprosy), é uma associação sem fins lucrativos que une ciência, educação e filantropia no combate à hanseníase.

O Instituto AAL foi fundado pela dermatologista e hansenologista Dra. Laila de Laguiche, profissional com 20 anos de experiência na área, pós-graduada em Saúde Internacional e Doenças Tropicais pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia (Bélgica). Já atuou como representante da regional Sul e Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A entidade ainda conta com uma equipe de conselheiros formada por grandes referências em hansenologia no Brasil e na América Latina. Mais informações, acesse www.allianceagainstleprosy.org

DOE|DONATE
Português