Fundadora da AAL é eleita membro do conselho da CIOMAL

oficina adaptação de calçados
AAL entrega oficinas de adaptação de calçados em Mato Grosso
20 de dezembro de 2021
Janeiro Roxo 2022
Janeiro Roxo: Instituto alerta sobre a importância do diagnóstico e tratamento da hanseníase no Brasil
18 de janeiro de 2022
ciomal

A médica dermatologista e fundadora do Instituto Aliança contra Hanseníase (AAL, na sigla em inglês – Alliance Against Leprosy), Dra. Laila de Laguiche foi eleita membro do Conselho da Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase (CIOMAL, na sigla em francês).

“Essa nomeação é um grande reconhecimento do nosso trabalho no Instituto Aliança Contra Hanseníase na luta contra essa doença no Brasil”, afirma a fundadora do Instituto. A médica é a única brasileira e também a única dermatologista que ocupa uma cadeira na Companhia até o momento. 

Parceria inédita com a CIOMAL

Em Setembro de 2020, a CIOMAL firmou uma parceria com o Instituto AAL para atuar em território brasileiro, iniciando no Mato Grosso (categorizado como estado hiperendêmico para a doença), com projetos de cooperação técnica, com o objetivo de implementar teleconsultorias, e sapatarias focadas em hanseníase, além de ajudar na transferência de conhecimentos e no aprimoramento do atendimento em hansenologia, através de treinamentos técnicos de profissionais de saúde. 

Esta foi a primeira vez que a instituição, de reconhecimento internacional e com mais de 60 anos de atuação, desenvolveu atividades por meio de uma organização brasileira estruturada e especializada em Hanseníase.

Fundada em 1958, em Genebra, na Suíça, a CIOMAL é uma fundação de direito privado e sem fins lucrativos que visa lutar contra a hanseníase e contra todas as exclusões relacionadas à doença ou suas deficiências no mundo. A fundação reúne 15 organizações que trabalham com a hanseníase em 67 países, a fim de coordenar abordagens, métodos e responsabilidade de coordenação de cada país. Mais informações, acesse www.ciomal.org.

Instituto Aliança contra Hanseníase

Com sede em Curitiba (PR) e projeção internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase é uma associação sem fins lucrativos que une ciência, educação e filantropia no combate à hanseníase. O Instituto AAL foi fundado pela dermatologista e hansenologista Dra. Laila de Laguiche, profissional com 20 anos de experiência na área, pós-graduada em Saúde Internacional e Doenças Tropicais pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia (Bélgica). Já atuou como representante da regional Sul e Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A entidade ainda conta com uma equipe de conselheiros formada por grandes referências em hansenologia no Brasil e na América Latina. Mais informações, acesse www.allianceagainstleprosy.org

DOE|DONATE
Português