Ações

Os projetos executados ou apoiados pela Aliança contra Hanseníase estão alinhados a três frentes de atuação: capacitação de profissionais de saúde, disseminação de informações de qualidade e assistência a pessoas com deficiências físicas causadas pela doença.

Campanhas de conscientização​

Trabalhamos para conscientizar a população e combater o preconceito em torno da hanseníase. Para isso, compartilhamos informações de qualidade, amparadas na ciência e traduzidas em linguagem simples e acessível a todos os cidadãos. No mês de Janeiro, que é dedicado ao combate da hanseníase, realizamos o Janeiro Roxo e distribuímos materiais educativos dando mais visibilidade para o tema. Clique aqui para acessar nossas newsletters bimestrais e acompanhar nossas ações.

Capacitação de profissionais de saúde​

Formação e qualificação de profissionais de saúde em regiões endêmicas, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Realizamos palestras em universidades e órgãos de classe, reunindo dermatologistas, hansenologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros para orientações sobre a doença, sempre levando os profissionais de maior gabarito nacional para ministrar as aulas.

Sapatarias especializadas

Por meio de cooperação técnica com o governo do Mato Grosso, implementamos em municípios do estado sapatarias focadas no atendimento de pessoas impossibilitadas de utilizar calçados comuns devido às sequelas provocadas pela hanseníase. Oferecemos capacitação teórica e prática aos profissionais elencados previamente pelos gestores dos municípios e doamos os materiais necessários para que os profissionais possam iniciar o trabalho após a capacitação.

Reabilitação Socioeconômica por meio de Biojoias

Realizada pela NHR Brasil e pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia, com o apoio da Aliança contra Hanseníase, iniciativa foi criada em 2019 ocorre nos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura e Ariquemes e usa a produção de biojoias para promover a geração de renda e a reinserção social de ex-pacientes e pacientes com hanseníase, além de aumentar a conscientização sobre a doença. Saiba mais.

Receba nossas comunicações em seu email